terça-feira, 3 de novembro de 2009

A adolescência é uma fase complexa. Primeiro de tudo vemos aos poucos nosso corpo mudando, tornando-nos adultos. Isso certamente gera muitas duvidas na cabeça de muitos adolescentes. Também é uma fase de descobertas do eu e do outro. Descobrimos como trabalhar com nosso corpo, como ele funciona e muitos, atualmente, como funciona o corpo do outro.

Qual adolescente não sente aquele friozinho na barriga quando se trata de sexo? Alguns deles preferem até mudar de assunto, pois acabam ficando bastante envergonhados e não se sentem bem discutindo sobre isso, outros adolescentes conversam livremente com os pais, amigos, parceiros e médicos.

Mas devemos respeitar a opinião e o tempo de cada um, porque as curiosidades se despertam em períodos diferentes da vida. Atualmente a vida sexual dos adolescentes está começando cada vez mais precocemente, o que gera certas preocupações, sendo o maior medo ou receio de todos encontra-se em sua primeira relação sexual, seja a preocupação com a gravidez, a satisfação do parceiro a respeito do prazer total, a “pressão” feita de quando ira acontecer, as doenças transmissíveis, porém ao estar presente no tal momento, são tantas idéias se passando pela cabeça de cada um, que acabam sendo deixados para trás todos esses receios e ocorrendo conforme o esperado. Mas, Sexo não é qualquer coisa que se pode fazer com qualquer um. Infelizmente, o sexo está se tornando algo banalizado. Porém existem aqueles adolescentes que optam por ter um parceiro fixo. Alguém com quem possa desfrutar não só do sexo, mas como também, do amor. Ambos unidos.

Sexo com amor ou sem amor, na primeira vez gera certos medos e receios na cabeça de muitos adolescentes. Ao contrario do que muitos pensam, não são só as meninas que tem “medo” da primeira vez. Ao entrevistarmos alguns jovens descobrimos que as meninas são as mais cautelosas e preocupadas, a maioria das meninas fica com medo de doer na hora da penetração e afirmam que para algumas é uma dor horrível, e para outras não doem absolutamente nada, algumas tem vergonha de seu corpo em frente ao garoto, outras ficam com medo de ficarem mal faladas, isso varia de uma menina pra outra.

Já a opinião masculina está em satisfazer a mulher não só em sua primeira vez, como em todas, para que assim ele seja sempre lembrado (esta foi a mais ouvida). A respeito da idade para que aconteça, muitos não limitam, acha que não há uma idade certa, o que existe é o momento ideal. A pessoa precisa ter a cabeça preparada e julgar se o parceiro corresponde às suas expectativas.


Listamos aqui os principais medos das meninas e dos meninos:

1. Vergonha de seu próprio corpo

Essa é uma preocupação que todos têm, mas isso é questão de auto-estima. Não adianta encanar muito sobre o que o outro vai pensar, o lance é estar à vontade e conhecer o próprio corpo. Em muitos casos, isso ocorre somente por uma questão de vaidade e do querer agradar mais ao outro.

2. Os pais descobrirem

Bem, a princípio não se deve mentir pros pais né? Porém existem certas coisas que eles não irão compreender e uma dessas é uma vida sexual iniciada, muitas vezes, precocemente. Então muitos fazem e escondem dos pais. Depois rola a preocupação de esconderem o fato. Certamente isso é algo a se preocupar. Mas o melhor a fazer é contar a verdade antes que descubram por terceiros o que será pior.

3. Difamação

Esse é um medo que rola mais entre as meninas. O garoto só é zoado se ainda for virgem e seus amigos não. Com as meninas rola justamente o contrário. Quanto mais tempo permanecer virgem, mais pura será. Isso é algo totalmente machista, mas infelizmente é como a sociedade funciona. Então a melhor coisa é transar com alguém em quem tenha confiança e pedir para ele não contar a ninguém e se quiserem falar, só para pessoas de extrema confiança.

4. E se... Ele (a) me largar?

Mais uma vez a palavra-chave é confiança. Se você escolheu alguém que confia isso nem irá passar pela sua cabeça. Só de considerar essa hipótese dá pra ver que não confia inteiramente em seu parceiro né? Quem sabe não é o ideal?

5. Não durar muito tempo

Essa é uma preocupação masculina. Como é a primeira vez, eles ainda não conhecem muito o seu “tempo” digamos assim. Então na primeira vez acontece muito rápido para eles, mas a vantagem é que como são adolescentes o tempo de "espera" é pequeno.

6. Não agradar o parceiro

Mais uma preocupação que atinge a todos. Não só na primeira vez, como também nas outras vezes, quase sempre que se tiver um novo parceiro.

Bom, para que tudo encaminhe com sucesso existem certos cuidados exigidos. Os parceiros devem estar prontos tanto fisicamente como emocionalmente, pois será uma mudança marcante entre eles e também a perda da virgindade ocorre apenas uma vez, então devemos tornar o momento ainda mais inesquecível.

Existe também a cautela com as DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), que hoje em dia são ainda mais freqüentes, pelo motivo da irresponsabilidade das pessoas que transam sem os preservativos. Por isso não devemos deixar que isso aconteça, procure a ajuda dos pais, ou se não sentirem bem falando com eles, busque a ajuda de um médico, ele sim poderá te informar sobre o que precisar e tirará suas dúvidas.

Por Lis Kalid, Dyego Soares, Kércia Ataide e Stéfanie Gusmão

Nenhum comentário:

Postar um comentário