terça-feira, 3 de novembro de 2009

FORA DA REAL, DENRO DO VIRTUAL

Várias pessoas mantêm um relacionamento virtual. Até onde é possível é uma relação assim?

Para cada um, uma definição diferente de relacionamento. Uns acham que os opostos se atraem, outros já pensam que bom mesmo é se relacionar com quem tem tudo a ver com você. Enfim, se relacionar pode ser uma coisa muito fácil, mas ao mesmo tempo, bem difícil. Isso depende da pessoa com quem se lida, já que o convívio é na maioria das vezes a fonte das separações de casais, brigas em famílias, discussões até mesmo nos melhores colégios, entre várias outras situações nas quais o simples fato de conviver é o que torna uma relação impossível de ser vivida.

Porém o que mais impressiona, é que manter uma relação com uma pessoa que se conhece há anos já é difícil, imagina manter uma relação com uma pessoa que você literalmente não conhece, nunca viu, não mora na mesma cidade, não tem os mesmo hábitos e nem sabe se ela realmente existe. Muitos pensam ser impossível, pois saibam que não é, e que isso se torna a cada dia mais comum. Esse tipo de relacionamento é chamado de virtual, sim, através de uma tela de computador você pode conhecer pessoas, se relacionar com elas e até criar vínculos fortíssimos. Mas o que muitos costumam esquecer é que através dessa mesma tela onde pessoas se conhecem, pessoas se transformam. Tímidos viram super sociais, antipáticos se tornam simpáticos, pobres ficam ricos, velho vira jovem e por mais que pareça inacreditável mulheres podem se passar como homens e vice-versa, na maioria das vezes para satisfazerem suas próprias fantasias. Fazendo com que o “outro” viva também essa fantasia e criando expectativas sob uma imagem falsa.

O relacionamento virtual, como tudo na vida, tem vantagens e desvantagens, que por sua vez estão bastante interligadas. A pessoa que se relaciona com alguém através do computador, no inicio, se sente muito segura, já que só o fato de estar dentro da sua própria casa já transmite essa sensação, além de não ter o medo e a insegurança, fatores que assombram qualquer tipo de relacionamento e por causa disso a relação só tende a fortalecer. Então os sentimentos começam a se tornar mais intensos e com isso surgem as frustrações, afinal o virtual não real, não é vivido. Tudo se torna maior do que realmente é, e o medo que você não tinha você passa a ter, a insegurança que não existia, agora é muito maior do que poderia ser.

Porque você está apaixonado por uma pessoa que você simplesmente não conhece. As perguntas aparecem: “o que será que ele está fazendo agora?” “será que ele está pensando em mim?” “será que ele realmente me ama como eu o amo?”. Você passa a querer estar na frente do computador o tempo inteiro, conversando com o internauta apaixonante toda a hora, só para garantir que ele não vá embora, só para não correr o risco de quando chegar em casa ele não estar mais lá, na tela, que passa ser a sua vida, a sua rotina.

Essa dependência pode ser encarada de uma forma boa, se for recíproca. Dependendo da forma como as pessoas se relacionam. Podem acabar virando bons amigos, podem acabar se casando ou até mesmo encontrando uma vovó na internet.

Mas se a história não é tão mútua assim, as coisas podem tomar rumos bem diferentes de um “final feliz”. Num relacionamento, principalmente no virtual, sempre há um que se entrega mais do que o outro e consequêntemente se machucando mais. Já que, com bases em pesquisas, são raras as vezes que o virtual se torna real e ainda nessas raríssimas vezes é a violência que predomina, já que algumas pessoas se aproveitam do anonimato da internet para assaltar, estuprar, matar, entre outras coisas.

Considerando o que foi dito, notamos que o relacionamento virtual, tem grandes chances de dar errado, mas também tem sim como dar certo, correndo grandes riscos, mas tem. E você, está a fim de correr esse risco?



1- Quando você conheceu a pessoa?

Nós nos conhecemos num chat. “Lembro como se fosse hoje, só o jeito de falar dele já me encantou.”

“É como ler um livro, você sente a intensidade das pessoas...”

2- Como vocês começaram a conversar?

“Sempre rola aquelas perguntas: como você é, de que estado, qual o seu MSN...” conversas comuns.

3- O que te levou a procurar relacionamento na internet?

“Eu não procurei, a gente se achou” (risos)

4- Em algum momento você duvidou da pessoa?

Sim. Já que ficamos muito próximos, começou a rolar as dúvidas. Mas não sobre quem, nem como ele era, e sim quando ele disse que não estava envolvido com ninguém e ao olhar o perfil dele no Orkut, vi recados amorosos de outras garotas.

5- Esse relacionamento influenciou na sua vida?

Sim. Mudou a visão da vida em geral, de uma forma boa. “Ele me fez amadurecer, com ele eu aprendi o que era desejar alguém” (risos)

6- Em algum momento você teve essa pessoa como razão do seu viver?

Com certeza. “Pensávamos em um futuro juntos”

7- Você ainda conversa com a pessoa?

Ás vezes... “Faz alguns dias que eu não falo com ele”.

8- Em algum momento você preferia estar no computador a sair com seus amigos?

Sim. Eu preferia, eu me sentia mais feliz conversando com ele. “Eu sentia falta do real, mas isso não era motivo para me deixar realmente triste”

“É mais fácil amar uma pessoa no imaginário, já que você idealiza o que quer...”

9- Você sentia que os sentimentos eram mútuos?

Sim. O amor sempre foi mútuo, mas eu sentia que eu me entregava mais. “Eu sei que eu marquei a vida dele, como ele marcou a minha”.

Por Manuela Miguel


Nenhum comentário:

Postar um comentário